Futebol na tela do cinema

Por Cine Futebol Clube
A paixão pelo cinema e futebol uniu três jornalistas de Chapecó. E na próxima terça-feira (14/08), o Cine Futebol Clube irá exibir documentários relacionados a essa paixão. O evento está previamente agendado para às 19h30, no Cinema do Shopping Pátio Chapecó e a entrada é gratuita para o público. As três produções audiovisuais foram desenvolvidas em 2017, durante a graduação de Jornalismo, como Trabalho de Conclusão de Curso. Para a produção dos documentários, os jornalistas – Amanda Ferronato, Maria Joana Giaretton e Mateus Montemezzo -, contaram com a colaboração de diversos profissionais da região e de professores da universidade.

De acordo com Mateus, mesmo que abordem a mesma temática, os filmes são bem distintos. “Cada autor colocou sua visão sobre determinado assunto, mostrando as mais diversas raízes que o futebol pode nos proporcionar: diversão, emoção, paixão, e até mesmo as dificuldades das mulheres no meio esportivo. Tem um pouco para cada tipo de público. Estamos muito empolgados com a ideia de expor nossa visão sobre os assuntos para a comunidade”, pontua.

Os três documentários serão exibidos em sequência, com aproximadamente 30 minutos de duração por produção. A noite inicia com o filme ’Duas Vovós e Uma Paixão: a dupla Gre-Nal”, de Maria Joana Giaretton. O segundo documentário será ‘Futebol e Rádio: a emoção através das palavras’, de Mateus Montemezzo. Para fechar o evento, Amanda Ferronato apresenta “Escaladas: o Jornalismo Esportivo sob o olhar feminino’.

 

Os documentários

Duas Vovós e Uma Paixão: a dupla Gre-Nal, dirigido por Maria Joana Giaretton

O documentário retrata como o futebol é capaz de mexer com a vida das pessoas e principalmente com aquelas de mais idade. Nelsi e Noêmia tecem um fanatismo de mais de sete décadas, partilham histórias inusitadas, revelam como lidaram com o fato de serem mulheres e apaixonadas por clubes futebolísticos. Demonstram também como esse amor é passado de geração para geração.

noemia

inter

 

Futebol e Rádio: a emoção através das palavras, dirigido por Mateus Montemezzo

A paixão pelo futebol ultrapassa fronteiras e atinge lugares inimagináveis. O rádio e as transmissões esportivas consagram essa paixão através das ondas sonoras, conectando narradores e ouvintes em uma perfeita frequência de emoções. É sobre isso que quatro ouvintes apaixonados por rádio e os narradores Ivan Carlos Agnoletto, Rafael Henzel e Herter Antunes, nos explicam por que as palavras podem se tornar marcas inesquecíveis no mundo do futebol, todos unidos por uma paixão: a Associação Chapecoense de Futebol.

 

Escaladas: o Jornalismo Esportivo sob o olhar feminino, dirigido por Amanda Ferronato

A produção reuniu 11 jornalistas esportivas e tem como intuito documentar a inserção da mulher na editoria de esportes. Nessa trajetória, onde desafios e julgamentos são constantes, pelo simples motivo de serem mulheres, elas mostram que com determinação e coragem esse espaço, por direito, também deve ser ocupado por elas. Conduzido por uma narrativa que busca romper com estereótipos e tendo em vista a (des)construção das formas de preconceito e machismo, o documentário é também um instrumento de luta na busca constante pela igualdade de gêneros nas redações esportivas.

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: