Eddie Hazel e as mensagens de Jimi Hendrix

Por Renan Bernardi

As discussões em torno do “melhor guitarrista de todos os tempos” no mundo do rock and roll acabam sempre girando em torno de 10 grandes nomes.

Entre eles, Jimi Hendrix costuma ser o mais citado. Sempre tem Page, Clapton, Richards, alguns Steve Vai, outros Steve Ray, mas a discussão não foge muito disso.

É importante dizer que vários destes guitarristas mudaram sua busca musical e se engrandeceram justamente depois do advento Hendrix, e isso é justificável devida a sua definitiva inovação no mundo da guitarra.

Mas palavras de Nona Hendryx, música e atriz de parentesco distante com o guitarrista, no documentário “Parliamente-Funkadelic: One Nation Under a Groove (2005)” me deram uma visão mais honesta sobre Eddie Hazel, virtuosíssimo guitarrista do grandioso projeto encabeçado por George Clinton nos anos 70.

Na opinião de Nona, Eddie e o Parliament-Funkadelic conseguiram fazer o que nem Stones nem Clapton conseguiram: dar continuidade à Hendrix!

Claro que muito se fala de “Maggot Brain”, clássica canção do grupo, mas é importante perceber que toda a trajetória do Parliament-Funkadelic tem guitarras vorazes! É como se Eddie Hazel tivesse entendido a mensagem alienígena de Hendrix e trazido ela para a grande e maluca nave-mãe do groove que era o Parliament-Funkadelic.

Será que seria mesmo essa a continuidade da mensagem Hendrixiana para os seres humanos?

Essa discussão me soa muito interessante. Pois veja: eu sempre pensei na possibilidade da vida de Hendrix ter perdurado por mais alguns bons anos. O “e se?” sempre cria muitos caminhos.

E se aquele boato de que o Emerson, Lake and Palmer (ELP) era na verdade pra ser HELP: Hendrix, Emerson, Lake and Palmer?

E se nos anos 80, assim como Clinton, Hendrix também se interessasse pela cultura do Hip Hop e suas vertentes infinitas?

E, se hoje vivo, o que estaria produzindo a revolucionária ânsia criativa de Jimi Hendrix?

Bom, paralela as demais realidades, nessa em que vivemos, pelo menos a gente teve o Eddie Hazel.

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: