Chapecó terá seu 1º Festival online

Desenvolvido por produtores e artistas locais, o projeto tem como objetivo movimentar a produção artística, gerar renda emergente para trabalhadores da cultura e estimular a economia criativa.

Por Camila Almeida

Artes: Daniel Zonta

Em meio à pandemia da Covid19 novos produtos se formam, outras maneiras de conexão social são desenvolvidas e o mundo vive junto uma nova experiência: a reinvenção do setor cultural. Foi vivenciando todas essas mudanças que produtores e artistas locais decidiram criar o 1° Festival Online de Chapecó. 

“Observamos o que está sendo desenvolvido em todo o país e no mundo, as novas experiências culturais que estão sendo oferecidas à comunidade e nos perguntamos: por que não criar um festival da cidade, construído por profissionais locais? Um espaço de troca entre artista e comunidade, e uma oportunidade para que as pessoas conheçam e se aproximem de quem faz arte em nosso Município”, explica, Maurício Sinski, produtor do projeto. 

O II Festival Disfarçados Teatro do Chapéu – em casa, já tem data marcada: 25 agosto, dia em que Chapecó comemora 103 anos de história. “Não sabemos quanto tempo essa pandemia ainda vai durar, mas sabemos que as ações culturais são as principais atividades que contribuem para minimizar o efeito do isolamento. Então mesmo em quarentena queremos comemorar o aniversário da cidade com quem constrói, melhora e transforma todos os dias a história de Chapecó: a comunidade. Teremos uma comemoração humanizada, para toda a família e utilizando a principal ferramenta de transformação social: a arte”, explica Louis Radavelli, produtor do projeto.

Conheça os 13 projetos selecionados para a edição deste ano:

Ajude o Festival a acontecer

Segundo a equipe de produção, um dos intuitos do projeto é gerar renda emergente para artistas, técnicos e produtores que estão sem ter como trabalhar no momento. O aporte financeiro para o festival será desenvolvido de duas maneiras: com financiamento colaborativo via plataforma online, a partir de 30 de junho, já com a programação oficial fechada, e também com patrocínio de empresas da cidade. 

“Essa é a hora das empresas apoiarem os projetos locais, se aliarem a ações que tem como objetivo o desenvolvimento humano e o estímulo da economia. Estaremos investindo em nossa cidade para que superemos esse momento difícil”, explica Maurício.

Saiba mais no site: www.disfarcadosteatrodochapeu.com.br/

Segunda edição

O Festival Disfarçados Teatro do Chapéu já está em sua 2ª edição. A primeira foi desenvolvida em 2017 e contemplada pelo Edital de Fomento e Circulação das Linguagens Artísticas de Chapecó. Levou apresentações gratuitas por diferentes bairros, praças, parques e espaços públicos, democratizando o acesso à cultura.

Nesta edição o palco vira a casa dos artistas e a plateia assiste a tudo pela internet. O projeto acontecerá inteiramente online, por meio de lives ao longo do 25 de agosto, no Instagram do Festival @disfarcadosteatrochapeu

Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: