OcupaDrag: Conversamos com Vatlota Monstra sobre o presente e o futuro do evento
OcupaDrag: Conversamos com Vatlota Monstra sobre o presente e o futuro do evento

OcupaDrag: Conversamos com Vatlota Monstra sobre o presente e o futuro do evento

Foto: Matheus Moraes

Por Renan Bernardi

No dia 10 de junho aconteceu em Chapecó-SC a primeira edição do OcupaDrag, um evento com apresentações e performances de artistas drag do oeste catarinense.

Mais do que apresentar essas artistas, o Ocupa também envolve um movimento das Drag Queens e Drag Kings da região em conscientizar o público, as casas de shows e as próprias artistas em início de carreira sobre a desvalorização e a falta que remuneração que essa arte sofre.

Idealizado e organizado por Vatlota Monstra, que também foi uma das atrações do evento, o OcupaDrag tem em sua iniciativa a priorização da comunidade LGBTQIAP+ em todas as suas dimensões. “Foi um dia muito importante, porque foi um evento organizado pra nós e por nós” nos conta a artista. “Eu tô aqui fazendo drag em Chapecó já há 9 anos e eu cansei de ficar esperando pelas pessoas, de esperar as oportunidades. Por mais que eu vá atrás das oportunidades, eu canso de ficar tendo que correr atrás dos outros, então chegou a hora de fazer por conta própria.”

Reunindo também artistas locais como XxJasperxX, Egon LaSand, Angelique Wons, Vulnikura, Arya Overkill e Kira Kiss, a primeira edição do OcupaDrag foi muito satisfatória para quem produziu e participou. “Foi de extrema importância pra nós, artistas locais, porque a gente já tá acostumado a não ter oportunidade, a não ser chamada pra nada e, quando as pessoas chamam a gente pra fazer performance, ou pra fazer qualquer outra coisa, não querem nem pagar.”

Foto: Matheus Moraes

Vatlota também nos conta que, por partilharem dos mesmos problemas de falta de visibilidade e retorno financeiro em suas propostas, a união das artistas drags foi essencial para que essa primeira edição acontecesse. “Eu comecei a organizar do nada, acionei todos os contatos, todas as pessoas que podiam me ajudar e o evento foi um sucesso. Os melhores artistas da região se apresentaram. Aqui em Chapecó tem Drag Queens e Drag Kings muito talentosos. E evento foi incrível, foi perfeito. Quem não foi, perdeu.”

Quem não foi, perdeu. Mas, calma: que as artistas drags de Chapecó já estão movimentando novos eventos no oeste catarinense. Nesse domingo (25/06, dia que a matéria está indo para o ar), acontecerá mais um deles. “Domingo, que vai acontecer a Parada LGBTQIAP+ aqui em Chapecó, vai ter o nosso after lá no Space Car & Fun, mesmo lugar que aconteceu a primeira edição do OcupaDrag. Vai ter DJS e nós, as drags, nos apresentando. Mais uma oportunidade pra nós demonstrar nosso talento, demonstrar a nossa arte.”

Foto: Matheus Moraes

Além desse after, Vatlota também conta que o Ocupa terá mais uma aparição ainda nesse ano. “Quem não foi [na primeira], vai ter a oportunidade de ver de novo na segunda edição do OcupaDrag, que vai ter a temática Halloween. Faremos nos dias próximos a 31 de outubro, ainda não temos a data pra divulgar, mas já estamos planejando.”

Foto: Matheus Moraes

Deixe uma resposta