Futebol na tela do cinema

Por Cine Futebol Clube
A paixão pelo cinema e futebol uniu três jornalistas de Chapecó. E na próxima terça-feira (14/08), o Cine Futebol Clube irá exibir documentários relacionados a essa paixão. O evento está previamente agendado para às 19h30, no Cinema do Shopping Pátio Chapecó e a entrada é gratuita para o público. As três produções audiovisuais foram desenvolvidas em 2017, durante a graduação de Jornalismo, como Trabalho de Conclusão de Curso. Para a produção dos documentários, os jornalistas – Amanda Ferronato, Maria Joana Giaretton e Mateus Montemezzo -, contaram com a colaboração de diversos profissionais da região e de professores da universidade.

De acordo com Mateus, mesmo que abordem a mesma temática, os filmes são bem distintos. “Cada autor colocou sua visão sobre determinado assunto, mostrando as mais diversas raízes que o futebol pode nos proporcionar: diversão, emoção, paixão, e até mesmo as dificuldades das mulheres no meio esportivo. Tem um pouco para cada tipo de público. Estamos muito empolgados com a ideia de expor nossa visão sobre os assuntos para a comunidade”, pontua.

Os três documentários serão exibidos em sequência, com aproximadamente 30 minutos de duração por produção. A noite inicia com o filme ’Duas Vovós e Uma Paixão: a dupla Gre-Nal”, de Maria Joana Giaretton. O segundo documentário será ‘Futebol e Rádio: a emoção através das palavras’, de Mateus Montemezzo. Para fechar o evento, Amanda Ferronato apresenta “Escaladas: o Jornalismo Esportivo sob o olhar feminino’.

 

Os documentários

Duas Vovós e Uma Paixão: a dupla Gre-Nal, dirigido por Maria Joana Giaretton

O documentário retrata como o futebol é capaz de mexer com a vida das pessoas e principalmente com aquelas de mais idade. Nelsi e Noêmia tecem um fanatismo de mais de sete décadas, partilham histórias inusitadas, revelam como lidaram com o fato de serem mulheres e apaixonadas por clubes futebolísticos. Demonstram também como esse amor é passado de geração para geração.

noemia

inter

 

Futebol e Rádio: a emoção através das palavras, dirigido por Mateus Montemezzo

A paixão pelo futebol ultrapassa fronteiras e atinge lugares inimagináveis. O rádio e as transmissões esportivas consagram essa paixão através das ondas sonoras, conectando narradores e ouvintes em uma perfeita frequência de emoções. É sobre isso que quatro ouvintes apaixonados por rádio e os narradores Ivan Carlos Agnoletto, Rafael Henzel e Herter Antunes, nos explicam por que as palavras podem se tornar marcas inesquecíveis no mundo do futebol, todos unidos por uma paixão: a Associação Chapecoense de Futebol.

 

Escaladas: o Jornalismo Esportivo sob o olhar feminino, dirigido por Amanda Ferronato

A produção reuniu 11 jornalistas esportivas e tem como intuito documentar a inserção da mulher na editoria de esportes. Nessa trajetória, onde desafios e julgamentos são constantes, pelo simples motivo de serem mulheres, elas mostram que com determinação e coragem esse espaço, por direito, também deve ser ocupado por elas. Conduzido por uma narrativa que busca romper com estereótipos e tendo em vista a (des)construção das formas de preconceito e machismo, o documentário é também um instrumento de luta na busca constante pela igualdade de gêneros nas redações esportivas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: